Álvaro Damião Vieira da Paz, de 52 anos, assume oficialmente a Prefeitura de Belo Horizonte após o falecimento do prefeito Fuad Noman (PSD), ocorrido na manhã desta quarta-feira (26). Noman estava internado no Hospital Mater Dei desde janeiro, em tratamento para pneumonia, e não voltou a exercer suas funções após o pedido de licença.
Natural de Belo Horizonte e filiado ao União Brasil, Damião iniciou sua carreira política em 2016, quando foi eleito vereador, sendo reeleito em 2020, com mais de 12 mil votos. Ele também ocupava o cargo de 2º Vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte antes de integrar a chapa de Fuad Noman.
Com uma longa trajetória no jornalismo, Damião se destacou como repórter e apresentador de rádio e TV na capital mineira, com passagens por cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América. Em 2014, fundou o Instituto Bacana Demais, que oferece serviços gratuitos nas áreas de esporte, educação e cidadania para crianças, jovens e idosos.
Damião havia assumido a prefeitura de forma interina em janeiro deste ano, quando Fuad Noman se afastou para tratamento médico. A morte do prefeito, aos 77 anos, foi confirmada após uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25). Ele deixa esposa, filhos e netos.
Eis a nota da Prefeitura de Belo Horizonte:
É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, nesta quarta-feira, 26 de março de 2025, aos 77 anos.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Prefeitura de Belo Horizonte
COMANDO GERAL