Durante viagem à França, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que Vladimir Putin “morrerá em breve”. A afirmação foi feita em coletiva de imprensa em Paris, nesta quinta-feira (27), em meio a especulações sobre a saúde debilitada do líder russo. (Vídeo no final da matéria).
“Putin morrerá em breve, e esta guerra finalmente terminará”, disse Zelensky, após encontro com o presidente francês Emmanuel Macron. Segundo o ucraniano, o chefe de Estado russo enfrenta problemas de saúde como derrames, múltiplos surtos de câncer e Parkinson.
Zelensky acredita que o “único medo” de Putin é a própria mortalidade e a “desestabilização de sua sociedade”. O presidente ucraniano pediu aos Estados Unidos que não ajudem o líder russo a escapar do “isolamento geopolítico”. “Espero que os EUA resistam a qualquer uma das exigências do Kremlin”, afirmou.
O ucraniano também pediu apoio de nações ocidentais para intensificar a pressão sobre Putin. “Se eles pressionarem Putin, ele enfrentará desestabilização em sua sociedade e temerá isso”, relatou o presidente.
As declarações de Zelensky ocorrem dias após os EUA anunciarem que Ucrânia e Rússia concordaram em interromper ataques militares no Mar Negro. No entanto, os países se acusaram mutuamente de violar os termos do acordo provisório mediado pelo governo norte-americano.
"Putin will die soon, that's a fact. And then it will all be over."
— Zelensky pic.twitter.com/kuH2fSkJnV— Lord Bebo (@MyLordBebo) March 26, 2025
COMANDO GERAL