O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na sexta-feira (28) que o Brasil passará a exportar carne para o Vietnã, após a assinatura de um acordo durante uma visita oficial ao país asiático. A decisão foi tomada em conjunto com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, e marca o avanço das relações comerciais entre os dois países.
O Vietnã é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, figurando como o 14º fornecedor global de produtos ao país e a quinta maior nação importadora de produtos do agronegócio brasileiro. Além de ser o principal destino de soja brasileira, o Vietnã também importa carne suína (cerca de 37%), carne de frango e algodão do Brasil.
O anúncio foi comemorado por Lula, que destacou a importância do acordo para as relações comerciais entre os países e atribuiu parte do sucesso às negociações com o apoio de figuras políticas brasileiras. “Depois de mais de 20 anos de tentativas, o primeiro-ministro anunciou que vai comprar carne brasileira para o mercado do Vietnã”, disse o presidente em um vídeo publicado nas redes sociais.
O acordo, que faz parte de um plano de ação firmado entre Brasil e Vietnã, foi acompanhado por autoridades brasileiras, incluindo Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, que, segundo Lula, foram essenciais para a conclusão do processo.
Depois de anos de tentativa, finalmente o Brasil vai exportar carne para o Vietnã. A decisão foi tomada ao lado do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado do Brasil. Mais um mercado aberto para a conta e muito trabalho? pic.twitter.com/e6HQ9K2qMn
— Lula (@LulaOficial) March 28, 2025
COMANDO GERAL