Mais de 300 moradores de Angra dos Reis (RJ) permanecem fora de suas casas neste domingo (6) devido aos impactos do forte temporal que atingiu a cidade entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5). Deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores atingiram diversos bairros do município.
De acordo com a prefeitura, o número de desalojados chegou a 346 no sábado, mas caiu para 331 neste domingo. Todos foram encaminhados para um dos quatro abrigos abertos pela administração municipal. Os demais 32 pontos de apoio foram desmobilizados, mas podem ser reativados em caso de necessidade.
O bairro mais afetado foi o Parque Mambucaba, onde moradores precisaram ser resgatados com botes após inundações. No total, foram registrados 15 deslizamentos de terra, nove quedas de árvores – algumas sobre casas e ruas – e alagamentos em áreas como Pontal, Parque Belém, Verolme, Camorim e ao longo dos rios Japuíba e Caputera.
Os maiores riscos foram registrados nas comunidades Monte Castelo, Sapinhatuba I, Parque das Palmeiras, Morro da Cruz, Morro da Glória 2, Balneário, Morro Tatu e Morro do Perez, onde a Defesa Civil emitiu alertas extremos por SMS e acionou sirenes em 42 bairros da cidade.
Apesar da previsão de um volume de chuva mais baixo neste domingo – inferior a 50 milímetros –, equipes de engenharia continuam em campo avaliando a estabilidade das áreas afetadas.
A população que estiver em situação de risco deve buscar abrigo em um dos seguintes locais:
-
E.M. Benedito dos S. Barbosa (Monsuaba)
-
E.M. Princesa Izabel (Parque Belém)
-
E.M. Frei Bernardo e CEMEI Parque Mambucaba (Parque Mambucaba)
A prefeitura reforça o pedido para que moradores fiquem atentos às atualizações e evitem áreas de risco.
COMANDO GERAL