Fortes chuvas atingiram a região metropolitana de São Paulo nesta segunda-feira, 31, provocando alagamentos em diversas áreas e causando transtornos no trânsito e nos transportes públicos. A Avenida dos Estados, importante via de ligação entre o ABC e a capital paulista, foi uma das mais afetadas. O transbordamento do rio Tamanduateí fez com que a avenida fosse tomada pela água, dificultando o tráfego e causando grandes retenções.
Em Santo André, a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André da CPTM foi alagada, interrompendo a circulação de trens na Linha 10-Turquesa, entre as estações Utinga e Mauá, a partir das 14h50. Até as 16h46, a situação não havia sido normalizada, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) acionou trinta ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para transportar os passageiros do trecho afetado.
Em Mauá, a chuva foi intensa, com 131 mm registrados em apenas três horas. Por volta das 14h30, uma casa desabou no Jardim Zaíra, mas, até as 17h, não havia informações sobre vítimas. O Corpo de Bombeiros enviou três viaturas para a região, onde as buscas ainda estavam em andamento.
Santo André e São Bernardo do Campo também foram bastante afetados. Em Santo André, a chuva causou alagamentos na Avenida dos Estados, mas, até as 17h, não foram registrados desabamentos ou feridos. Já em São Bernardo, a Avenida Kennedy apresentou pontos de alagamento. A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo de chuvas para os três municípios e também para São Caetano, orientando a população a tomar cuidados redobrados, especialmente em áreas de risco.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que o tempo seguirá instável nas próximas horas e que a chegada da brisa marítima pode ocasionar mais áreas de chuva sobre a Grande São Paulo. A cidade permanece em estado de atenção para alagamentos, enquanto os moradores são orientados a tomar precauções devido à previsão de mais precipitações.
COMANDO GERAL