A Defesa Civil de Petrópolis elevou o estágio operacional do município para Atenção às 14h10 desta sexta-feira (4), em resposta à previsão de chuva moderada a muito forte para as próximas horas na Região Serrana do Rio. O órgão também divulgou os maiores acumulados de chuva registrados até o momento na cidade.
Como medida preventiva, o primeiro toque das 22 sirenes de alerta da cidade foi acionado às 15h10. A Defesa Civil ressalta que este primeiro toque faz parte do protocolo para situações de risco hidrológico e geológico, mas não indica a necessidade imediata de deslocamento dos moradores para os pontos de apoio.
As sirenes estão instaladas em pontos estratégicos da cidade, abrangendo a Região Central e o distrito de Itaipava:
Região Central:
- Quitandinha (Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, Taquara, Dr. Thouzet)
- Independência (Rua O)
- São Sebastião (São Sebastião, Vital Brasil)
- Siméria (Siméria)
- Alto da Serra (24 de Maio, Rua Teresa 608, Sargento Boening, Vila Felipe, Vila Felipe Campinho, Ferroviários)
- Bingen (João Xavier)
- Coronel Veiga (Coronel Veiga)
- Centro Histórico (Nelson Saerp)
Itaipava (Terceiro Distrito):
- Vale do Cuiabá (Gentio, Buraco do Sapo)
Na manhã desta sexta-feira, já havia registro de chuva em alguns distritos, como Pedro do Rio, Itaipava e no Centro de Petrópolis. Por volta das 16h30, a cidade registrava chuva fraca.
A Prefeitura de Petrópolis realizou uma nova reunião intersetorial para alinhar as ações de prevenção em face das chuvas previstas para o fim de semana. O governador do estado, Cláudio Castro, também anunciou que irá à cidade para acompanhar de perto a situação e as medidas de segurança adotadas.
De acordo com a Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano, combinado com instabilidades atmosféricas, está influenciando as condições climáticas na Região Serrana, com potencial para gerar acumulados significativos de chuva até o domingo (6).
A orientação da Defesa Civil é para que a população permaneça atenta às próximas atualizações e siga rigorosamente as medidas de segurança indicadas pelo órgão. Para receber alertas diretamente no celular, os moradores podem cadastrar seus CEPs enviando uma mensagem de texto para o número 40199. A Defesa Civil reforça a importância da prevenção e da colaboração de todos para minimizar os riscos diante da previsão de tempo instável.
COMANDO GERAL