O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia neste sábado (12) no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro de obstrução intestinal.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia neste sábado (12) no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro de obstrução intestinal. A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN). Segundo o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Bolsonaro encaminhou uma mensagem a parlamentares informando que o procedimento seria realizado às 8h, e destacou que o problema ainda é consequência da facada sofrida em 6 de setembro de 2018.
Essa é a sexta cirurgia à qual o ex-presidente se submete desde o atentado durante a campanha eleitoral. O último procedimento havia ocorrido em setembro de 2023, quando passou por cirurgias no aparelho digestivo e respiratório, consideradas “satisfatórias” pela equipe médica.
Antes de ser transferido para Brasília, Bolsonaro recebeu os primeiros atendimentos em um hospital de Natal (RN), após passar mal na sexta-feira (11). Uma tomografia indicou sinais de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que dificulta a passagem de gases e fezes — e os médicos relataram “forte desconforto abdominal”.
O ex-presidente chegou à capital federal em uma UTI aérea, acompanhado do médico Cláudio Birolini e da equipe da Unimed. Ainda em Natal, ele deixou o hospital caminhando, com sonda nasal, e acenou para apoiadores. Já em Brasília, um grupo de simpatizantes fez uma oração na porta do hospital em apoio ao ex-presidente. Até o momento, o hospital ainda não divulgou boletim médico sobre a cirurgia.