Um intrigante buraco descoberto na superfície de Marte pode ser a entrada para uma vasta rede de túneis subterrâneos capazes de abrigar vida alienígena.
Um intrigante buraco descoberto na superfície de Marte pode ser a entrada para uma vasta rede de túneis subterrâneos capazes de abrigar vida alienígena. A sugestão é da própria Nasa, que capturou imagens orbitais de uma profunda abertura no Planeta Vermelho com características que indicam acesso ao subsolo.
A imagem, divulgada com o título “Um buraco incomum em Marte”, revela uma paisagem marcada por diversas depressões, sendo que uma delas se destaca por sua profundidade e potencial conexão com nichos subterrâneos extensos.
Crédito: Alamy
Em comunicado, a Nasa detalhou: “Há numerosos buracos fotografados nesta paisagem que se assemelha a um queijo suíço, com todos, exceto um, mostrando um terreno marciano empoeirado e escuro sob a evaporação leve do gelo de dióxido de carbono. O buraco mais incomum está no canto superior direito, mede cerca de 100 metros e parece abrir caminho para um nível inferior.” A causa exata da formação do buraco ainda é desconhecida, embora a cratera circular ao seu redor sugira um possível impacto de meteoro.
A agência espacial americana ressaltou o interesse particular em formações como essa: “Buracos como este são de particular interesse porque podem ser portais para níveis inferiores que se estendem em expansivas cavernas subterrâneas. Se for o caso, esses túneis naturalmente formados são relativamente protegidos da superfície hostil de Marte, tornando-os candidatos relativamente bons para abrigar vida marciana. Estas fossas também são, portanto, alvos principais para possíveis futuras missões de espaçonaves, robôs e até exploradores interplanetários humanos.”
Crédito: NASA
Marte apresenta um ambiente superficial inóspito, com variações extremas de temperatura e altos níveis de radiação. Por essa razão, a Nasa considera a possibilidade de habitações subterrâneas para futuras missões tripuladas. As cavernas marcianas poderiam ser alguns dos poucos locais acessíveis a humanos que preservaram evidências de vida preexistente no planeta.
O “Catálogo de Candidatos a Cavernas Globais de Marte” da Nasa já catalogou mais de 1.000 possíveis cavernas no planeta. No entanto, sem exploração direta, é difícil distinguir entre entradas de cavernas e simples buracos, assim como determinar a extensão dessas estruturas sob a superfície marciana.