Um tremor de terra de magnitude 2.5 graus na escala Richter foi registrado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (22). O abalo sísmico ocorreu às 14h35 e foi sentido por moradores da região.
O tremor de baixa magnitude foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
A Defesa Civil de Betim informou que moradores relataram o tremor, mas não houve registros de feridos ou danos materiais.
Segundo Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, Minas Gerais é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados no Brasil. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário”, afirma o pesquisador.
Collaço explica que os tremores naturais são causados pelas grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre. “Apesar do susto, as chances de que esse tremor venha a causar algo mais sério são muito baixas”, tranquiliza o sismólogo.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informa que a magnitude dos sismos é medida pela Escala Richter, criada em 1935. A diferença de amplitude das vibrações entre os graus da escala é de dez vezes, o que significa que um terremoto de magnitude 6 tem vibrações dez vezes menores que um de magnitude 7.
Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.5 mR ocorreu no município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, na tarde deste sábado, dia 22 de março.
+ pic.twitter.com/SxVQaGDin5— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) March 22, 2025
COMANDO GERAL