O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza, nesta quinta-feira (3), o evento “O Brasil Dando a Volta Por Cima”, para apresentar as principais ações e programas federais desde o início de seu terceiro mandato, em 2023. A cerimônia ocorre em um momento de baixa popularidade do governo, conforme apontam pesquisas recentes, e contará com a presença de ministros, parlamentares aliados, representantes da sociedade civil e outras autoridades.
Queda na aprovação
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (2), indicou que 56% dos eleitores desaprovam a gestão de Lula, um aumento em relação aos 49% registrados em janeiro. A aprovação caiu de 47% para 41%, enquanto a avaliação negativa do governo subiu de 37% para 41%. Outro levantamento, da Ipsos-Ipec, revelou que 41% da população considera a administração ruim ou péssima, enquanto 27% a classificam como ótima ou boa.
A pesquisa Datafolha de fevereiro já havia apontado um cenário semelhante, com a maior taxa de reprovação dos três mandatos de Lula: 41%. O levantamento também indicou que a aprovação do presidente estava em 24%, a pior de seus governos.
Destaques do governo
Apesar da queda nos índices de popularidade, o evento busca reforçar conquistas da atual gestão. Entre os pontos que serão destacados estão:
-
Crescimento do PIB: expansão superior a 3% em 2023 e 2024.
-
Emprego: menor taxa de desemprego da história registrada no ano passado.
-
Agronegócio: abertura de mercados internacionais para exportação.
-
Programas sociais: ampliação do Mais Médicos e do Farmácia Popular.
Entretanto, mesmo com os resultados positivos, o Banco Central revisou recentemente a projeção de crescimento do PIB para 2025, reduzindo a expectativa de 2,1% para 1,9%. A taxa de desemprego, que atingiu um índice recorde de 6,1% em novembro de 2024, subiu para 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro.
Mudanças na comunicação
O evento também marca uma nova estratégia de comunicação do governo. Desde janeiro, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) está sob novo comando, com o publicitário Sidônio Palmeira assumindo o posto antes ocupado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Palmeira foi o responsável pela campanha presidencial de Lula em 2022 e agora lidera a reformulação da imagem do governo diante do público.
COMANDO GERAL