A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (24) a Operação Pérola, repatriando um bebê brasileiro de 1 ano e 4 meses, vítima de tráfico internacional de pessoas. A criança havia sido levada para Portugal no final de 2023.
O resgate foi resultado de uma ação coordenada entre autoridades brasileiras e portuguesas, após uma denúncia da Promotoria de Justiça de Valinhos (SP) à Delegacia da Polícia Federal de Campinas (SP). As investigações revelaram uma rede criminosa especializada em tráfico internacional de recém-nascidos, com atuação na região de Campinas e destino à Europa.
Com o apoio da Polícia Judiciária de Portugal, a PF localizou o bebê, que estava sob os cuidados de uma família acolhedora portuguesa. A criança havia tido seus registros falsificados, o que dificultou a identificação inicial de sua nacionalidade.
Após a confirmação de que o bebê era brasileiro, a Justiça portuguesa autorizou a repatriação. Policiais federais brasileiras viajaram a Portugal para acompanhar a criança durante alguns dias, preparando-a para a viagem de volta ao Brasil. Todo o processo seguiu um protocolo humanizado, considerando o desenvolvimento cognitivo do bebê.
Ao chegar ao Brasil, o bebê foi entregue a uma instituição de acolhimento familiar em Valinhos, por decisão judicial. A família acolhedora portuguesa manteve contato com a instituição brasileira, auxiliando na transição.
COMANDO GERAL