Manchetes Política

Confira as mudanças que o Banco Central planeja para o PIX até 2028

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, anunciou nesta quarta-feira (2) uma série de inovações para o PIX, que serão implementadas até o final de sua gestão, em 2028.

Por Balança Notícias

02/04/2025 às 20:52:08 - Atualizado há
Foto: InfoMoney

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, anunciou nesta quarta-feira (2) uma série de inovações para o PIX, que serão implementadas até o final de sua gestão, em 2028. Durante a cerimônia que celebrou os 60 anos da autarquia, Galípolo também destacou a importância da autonomia institucional e da democratização do debate sobre política monetária.

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos em vigor desde 2020, passará por melhorias que incluem novas formas de uso e reforço na segurança digital. "Pretendemos entregar uma série de inovações: PIX por aproximação, PIX parcelado, PIX como garantia para quem empreende e não tem remuneração fixa, além da agenda do DREX [Real Digital]. PIX como garantia para quem empreende vai revolucionar o acesso ao crédito. Precisamos evoluir também nos processos de segurança para manter a confiança dos usuários", afirmou Galípolo.

Além das mudanças no sistema de pagamentos, o presidente do BC reforçou a necessidade de aproximar a comunicação da instituição com a sociedade. "Vejo com muitos bons olhos quando o debate sobre política monetária se democratiza. Acho que a autonomia significa que o BC precisa prestar mais contas e explicar melhor. [?] O BC precisa aprender a falar com o público em outra língua que não seja latim", destacou.

Durante a cerimônia, o Banco Central lançou um selo institucional em comemoração às seis décadas da autoridade monetária. Também foi anunciado um programa de entrevistas que reunirá Galípolo e ex-presidentes do BC para discutir temas econômicos.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (AGU). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), representaram o Legislativo na solenidade.

Ex-presidentes do Banco Central também marcaram presença, como Roberto Campos Neto, Ilan Goldfajn, Alexandre Tombini, Henrique Meirelles, Arminio Fraga, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Pedro Malan e Wadico Waldir Bucchi.

Fonte: COMANDO GERAL
Comunicar erro
Balança Notícias

© 2025 Balança Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Balança Notícias