A equipe, formada por agentes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, realizava diligências para apurar denúncias de uso de maquinários furtados na área de fronteira. Durante o deslocamento, os policiais se depararam com uma caminhonete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via — estratégia comum para alertar garimpeiros sobre a aproximação da polícia.
Ao avançar na área de difícil acesso, a equipe foi surpreendida por disparos de arma de fogo vindos da mata. Mesmo com o risco, os policiais conseguiram entrar no garimpo e constataram intensa atividade ilegal. No local, foram apreendidas três escavadeiras em funcionamento, uma pá carregadeira da marca Caterpillar, duas escavadeiras escondidas entre a vegetação e dois contêineres com capacidade de mil litros, abastecidos com óleo diesel.
O primeiro preso, de 54 anos, é apontado como responsável por gerenciar a atividade clandestina e outras três frentes de extração mineral na região. Já o segundo, além de estar envolvido na exploração, foi autuado por corrupção ativa ao tentar negociar com os agentes usando ouro como propina.
Ambos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, onde foram interrogados e autuados em flagrante por crimes ambientais, exploração ilegal de recursos minerais e tentativa de suborno. Os maquinários apreendidos estão sendo removidos do local com auxílio de caminhões pranchas.
(Com informações da assessoria)
COMANDO GERAL